Grêmio Mauaense e Mauá FC estreiam neste fim de semana no Paulista da Segunda Divisão

Por Portal Opinião Pública 17/04/2025 - 10:51 hs
Foto: Divulgação

O Grêmio Mauaense e o Mauá FC - as duas equipes profissionais de futebol da cidade – estrearão neste fim de semana no Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão. Os dois clubes mauaenses entram em campo neste sábado (19), às 15h. Jogando em casa, no Estádio Municipal Pedro Benedetti, o Mauá FC recebe o Manthiqueira. Já o Grêmio vai até Mogi das Cruzes, encarar o União Mogi, no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira.

Ao todo, 15 clubes disputarão a competição, divididos em três grupos com cinco integrantes cada, seguindo critérios de regionalização. Tanto o Grêmio Mauaense quanto o Mauá FC compõem o grupo 3, ao lado do Manthiqueira, de Guaratinguetá, do União Mogi e do União Suzano. No grupo 1 ficaram o Santacruzense, o Assisense, o Olímpia, o Tanabi e o Tupã; enquanto no grupo 2 estão o Flamengo de Guarulhos, a Desportiva de Guarulhos, o Batatais, o Independente de Limeira e o São Carlos.

Como o número de equipes em cada grupo é ímpar, em toda a rodada haverá uma agremiação de folga. Desta forma, o Grêmio Mauaense não entrará em campo nas rodadas, 2 (25, 26 e 27 de abril) e 7 (30 e 31 de maio e 1º de junho), enquanto o Mauá FC não jogará nas rodadas 3 (2, 3 e 4 de maio) e 8 (6, 7 e 8 de junho). Já os dois dérbis citadinos estão marcados para as rodadas 5 (17 de maio), com mando da Locomotiva, e 10 (21 de junho), com mando do Índio. 

Fórmula de disputa 

Na primeira fase, as cinco equipes de cada chave se enfrentam em turno e returno, classificando-se para a segunda fase do torneio os dois melhores colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados por índice técnico. Já a segunda fase do torneio será disputada pelos oito classificados, divididos em dois grupos com quatro clubes, também jogando dentro da própria chave em sistema de turno e returno, avançando às semifinais os dois melhores classificados de cada um.

Nas semifinais, a equipe de melhor campanha na segunda fase enfrentará o time com a quarta melhor campanha, enquanto o segundo enfrenta o terceiro, em jogos de ida e volta. Os dois finalistas garantem acesso à Série A4 de 2026 e o time de melhor campanha em toda a competição, decidirá o título como mandante.

A previsão é de que a grande final do Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão seja realizada no dia 31 de agosto.